Intérfase

A interfase é o período do ciclo celular que ocorre entre duas divisões celulares. As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, sendo responsáveis por diversas atividades diretamente relacionadas com a sobrevivência de um organismo.


As três fases da interfase:
A interfase é subdividida em três estágios: G1, S e G2.

Fase G1 (intervalo 1)

G1 é o período que antecede a duplicação do DNA e é caracterizado pelo aumento do tamanho da célula e metabolismo celular normal.

Nessa etapa ativa da célula, há a síntese de RNA e produção de proteínas, inclusive as proteínas sinalizadoras que indicarão quando a divisão celular começará.

Fase S (síntese)

A etapa de síntese, chamada de S, é a que necessita de mais tempo para ocorrer, pois é responsável pela duplicação semiconservativa do DNA.

Cada DNA replicado é formado por uma cadeia de polinucleotídeos da molécula-mãe e se une a uma nova cadeia complementar.

A duplicação do material genético é uma importante parte do ciclo celular, pois garante que na divisão celular as células-filhas sejam idênticas à célula-mãe.

Fase G2 (intervalo 2)

O intervalo G2 ocorre após a duplicação do DNA e antes da divisão celular. Assim como em G1, há síntese de proteínas e de moléculas que participarão da divisão, além de um crescimento adicional.

Tanto G1 quanto G2 apresentam pontos de checagem, feitos por moléculas de controle, ou seja, há a verificação do que foi produzido na célula. Se, por exemplo, o DNA apresentar algum dano ou erro, o ciclo celular age para corrigir o problema ou ocorre a morte celular.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS E SUAS FUNÇÕES

BASES NITROGENADAS - DNA E RNA

• A relação dos povos com a evolução da genética e biotecnologia