AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA

DOMINÂNCIA INCOMPLETA:

 A dominância incompleta, também conhecida como ausência de dominância ou herança intermediária, é o termo utilizado pelos geneticistas para descrever situações em que o fenótipo de indivíduos heterozigotos é o resultado da mistura entre fenótipos homozigotos. Isso significa que, diferente do que previa Gregor Mendel, alguns alelos não possuem uma relação de dominância ou recessividade, permitindo a produção de um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos.

A dominância incompleta acontece quando o fenótipo expresso pelo heterozigoto fica mais ou menos entre os fenótipos dos pais homozigotos, não necessariamente sendo um intermediário dos pais heterozigotos, pode expressar  um tom a mais claro do vermelho por exemplo, ou um mais rosado próximo ao branco. Quando um traço fenótipo expressa a dominância incompleta, o cruzamento entre dois heterozigotos pode ter a razão 1:2:1 na geração F2.

Se deve levar em consideração que quando uma característica apresenta a dominância incompleta, nos descendentes as relações de genótipos e fenótipos das gerações filhos são as mesmas, cada genótipo possui seu próprio fenótipo. A dominância se refere a forma como o gene é expresso, ou seja, seu fenótipo, mas não interfere na maneira como o gene é herdado.

AHISTORIA DA DOMINÂNCIA:

A história da dominância começou em 1866, com Gregor Mendel e o cruzamento de ervilhas. Até então, ele observou que os descendentes apresentavam fenótipo igual ao dos pais, tendo um dos alelos dominância sobre o outro. Anos depois, em 1900, Hugo de Vries, Karl Correns e Erich von Tschermak observaram que, em um de seus experimentos, o cruzamento entre uma planta de cor branca e outra de cor vermelha resultou em descendentes de cor rosa, contrariando as previsões de Mendel sobre dominância e recessividade. Nem vermelha e nem branca, a cor rosa da planta expressava uma dominância incompleta que foi, então, explicada como um resultado intermediário do cruzamento entre dois homozigotos.


VÍDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/ReWgHxOnATU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS E SUAS FUNÇÕES

BASES NITROGENADAS - DNA E RNA

• A relação dos povos com a evolução da genética e biotecnologia