• Geração espontânea/abiogênese

 • Geração espontânea/abiogênese

A geração espontânea, também conhecida como abiogênese, é uma antiga teoria que propõe que organismos complexos podem surgir diretamente de matéria não viva. Por exemplo, acredita-se que ratos poderiam surgir a partir de pilhas de grãos de trigo ou vermes poderiam se formar em carne em decomposição. Esta teoria foi amplamente aceita na antiguidade e na Idade Média, mas foi desacreditada pela ciência moderna.

No século XIX, experimentos como os realizados por Louis Pasteur refutaram a ideia da geração espontânea. Pasteur demonstrou que organismos microscópicos apareciam em caldos nutritivos apenas quando expostos ao ar contaminado com microorganismos existentes, e não surgiam espontaneamente em caldos esterilizados.

Hoje em dia, a biogênese é a visão predominante sobre a origem da vida, sugerindo que todo ser vivo surge de outro ser vivo, seja por reprodução sexuada ou assexuada. A abiogênese é considerada um conceito desatualizado e não suportado por evidências científicas. A origem da vida permanece um dos maiores mistérios da biologia, e várias teorias, como a hipótese do mundo de RNA e a hipótese da sopa primordial, tentam explicar como a vida pode ter surgido a partir de precursores não vivos na Terra primitiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BASES NITROGENADAS - DNA E RNA

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS E SUAS FUNÇÕES

• A evolução do metabolismo - Hipótese Heterotrófica e Autotrófica Vida multicelular